sexta-feira, 6 de março de 2015

A participação das Mulheres nas Guerras do Século XX

Por toda a história da humanidade as ideias de sexo frágil e a posição relacionada ao ambiente privado permeou toda a concepção da mulher. Já o homem, por pertencer a vida pública e política participava diretamente das guerras, pois sua função social era de garantir a sobrevivência e proteção da sua respectiva família.  No início do século XX, essa segregação começa a mudar a partir do momento em que as mulheres se aproximaram das batalhas tanto direta quanto indiretamente. Um marco foi a Guerra Civil Espanhola, na qual as mulheres foram treinadas para o combate direto, o que as tornou essenciais para aquele momento infeliz da história da Espanha. (MIRANDA, 2011)

21-de-julho-de-1936-no-telhado-do-Hotel-Colon-Barcelona
Marina Ginestà (1919-2014) - Militante comunista da Revolução Espanhola
Desde que as guerras passaram a influenciar não apenas nas vidas dos homens, quanto também das mulheres, estas passaram a ter um papel primordial no que se refere ao esforço de guerra. O contexto da Segunda Guerra Mundial não foi diferente dos demais, as mulheres acabaram por conseguir postos que antes eram destinados somente para os homens. A participação das mulheres não se resume apenas as questões relacionada com a medicina (enfermagem), mas também atuando diretamente na logística dentro e fora dos campos de batalha. Em alguns países como a Inglaterra, na qual teve-se uma baixa demográfica durante o período da primeira grande guerra, as mulheres passaram a atuar em funções que antes eram estritamente desempenhadas por homens, tais como motorista de bonde, engenheiras e supervisoras. A Inglaterra foi um dos países pioneiros no que concerne ao reconhecimento do valor das mulheres no âmbito do trabalho (MIRANDA, 2011; NOGUEIRA, 2015).

cm_mulheres_03.jpg
Mulheres japonesas procuram por possíveis falhas nas cápsulas 
vazias em uma fábrica no Japão em 30 se Setembro de 1941.


Bibliografia:
WALTERS, Margaret. Feminism. A very short Introduction. New York: Oxford, 2005
MIRANDA, Francisco. Mulheres na Segunda Guerra - O fim do Sexo Frágil. 2011
Disponível em <Bibliografia 1> Acesso em 05 de Mar. 2015.
NOGUEIRA, Natania. A participação feminina na Segunda Guerra Mundial. História Hoje. 2015. Disponível em <Bibliografia 2> Acesso em 05 de Mar. 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário