quarta-feira, 22 de abril de 2015

Feminismo na Índia: Gulab Gang

Gulabi-Gang-protest-photo-by-Torstein-Grude.jpg 

O Gulabi Gang é um grupo de mulheres indianas ativistas que surgiu no norte da Índia como uma resposta ao aumento da violência doméstica contra a mulher.

O grupo é um grande exemplo de união e solidariedade entre as mulheres indianas. A luta do grupo é composta de um ativismo real, que se empenha em questionar as condições atuais da mulher indiana e também oferecer suporte aquelas ameaçadas pela violência domestica cotidiana. A fundadora do Gulagi Gang, Sampat Pal Devi explica que ser mulher na Índia não é uma experiência muito agradável, a violência contra a mulher no país é explicita. Ela é evidenciada pela intensidade das agressões e torturas, pela grande quantidade de estupros e o crescente numero de rejeições aos bebes do sexo feminino.(KRISHNA, 2010)
A subjugação da mulher indiana depende de sua classe social, mas de modo geral a essência das proibições e concessões continua a mesma. As mais jovens e pobres não podem estudar, e as mais ricas são obrigadas a fazê-lo. Nem o fato de uma mulher sem bem-sucedida profissionalmente acaba com a subjugação, muitas mulheres são obrigadas a aceitar casamentos forçados e acabam tendo como único papel relevante na sociedade, o de gerar filhos para sua família. A luta do Gulabi Gang, portanto nesse tipo hostil de sociedade se estende de um ativismo real, até a representação politica formal, dando um passo de cada vez devido a sua obvia dificuldade de inserção, mas atuando como uma importante instituição de defesa e proteção das mulheres.(KHAN, 2010)

Bibliografia:
KRISHNA, Geetanjali. The power of pink. Business Satndard, 2010.
KHAN, Amana Fontanella. Wear a Pink Sari and Carry a Big Stick. Slate Magazine, 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário