quinta-feira, 23 de abril de 2015

Feminismo no Oriente Médio

         
wluml-feminismo-no-oriente-medio-ceciliasilveira.jpg

         Os movimentos feministas no oriente médio são tão variados quanto seus contextos históricos e sociais. Os pedidos destes movimentos e o engajamento politico são muitos diversos, que é impossível pensar em uma uniformidade. Apesar disto alguns marcos históricos nas lutas das mulheres podem servir de comparação.

Basicamente ocorreram no oriente médio três ondas de movimentos feministas que podem ser consideradas marcos. Nos primeiros anos do século XX, mulheres na Turquia, Irã, Egito, Líbano, Síria e Palestina, se organizaram para reivindicar seus direitos. Estes primeiros movimentos se baseavam nas ideias nacionalistas e modernistas da época, seu papel era trazer a mulher destes países para o domínio publico, e garantir a escolarização de meninas. Esta primeira onda, aconteceu em países nos quais o fundamentalismo islâmico na época não era tão influente, e permitiu as mulheres conseguirem seus direitos de cidadãs. Nessa primeira etapa um dos marcos da luta foi à primeira conferência de mulheres árabes no Cairo em 1944. (LIMA, 2014)
A segunda etapa dos movimentos pelos direitos das mulheres é o chamado feminismo de Estado e acontece entre 1945 e 1980. Governos autoritários como o Irã e o Egito, conferem direitos as mulheres que são assimilados pelos movimentos sociais da época. Esta tática do governo tinha como objetivo cessar com as reivindicações, pois ao mesmo tempo em que os ditadores concediam o direito a voto para as mulheres, eles dissolviam qualquer tipo de organizações feministas. A última onda de movimentos feministas importantes e que nos permite, pensar em como este tipo de luta é diversificado e variado nas suas reivindicações por toda a região, é o feminismo islâmico. Esse terceiro movimento, se apoia em uma releitura do Corão, as militantes denunciam que os textos sagrados são lidos de forma patriarcal e, portanto se mobilizam contra as violências sofridas pelas mulheres nos países mais fundamentalistas da região. Além disto esta terceira onda de movimentos feministas tem uma forte posição contra discriminações sofridas politicas, sociais, econômicas e jurídicas sofridas pelas mulheres.(LIMA, 2014)

Bibliografia:

LIMA, Cila. Um recente movimento político-religioso: feminismo islâmico. Revista Estudos Feministas, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário