segunda-feira, 11 de maio de 2015

Carly Fiorina: A mulher mais poderosa do mundo dos negócios

Carly Fiorina é uma empresária estadunidense que nasceu no Texas, em 1954. Como sua mãe faleceu quando ela ainda era pequena, Carly recebeu uma educação baseada no trabalho duro e no respeito dos costumes tradicionais de sua família. Estudou História Medieval e Filosofia na Universidade de Standford, mas assim que licenciada, quis seguir os passos de seu pai, iniciando os estudos de direito na Universidade da Califórnia. (BIO, 2015).
Entretanto, Carly detestou a faculdade de direito e resolveu deixar o curso. Foi para a Itália, onde trabalhou como professora de inglês, recepcionista e outros trabalhos temporários sem muito futuro. Quando retornou à América, iniciou novamente seus estudos, se tornando mestre em Administração de Empresas, em 1979, pela Universidade de Maryland e pelo Instituto de Tecnologia de Massachussetts. (BIO, 2015).
Assim, conseguiu um emprego como secretária na Hewlett-Packard, a fim de arcar com as despesas de seus estudos, sem nunca suspeitar de que um dia lideraria tal empresa. (BIO, 2015). Em um ambiente marcado pela presença quase exclusiva de homens, Carly passou por várias dificuldades mas conseguiu surpreender seus colegas ao se tornar a primeira oficial feminina da divisão de Sistemas de Rede, sendo que 5 anos mais tarde, ela se tornaria chefe de vendas da América do Norte.(BIO, 2015).
Dessa maneira, em 1998, Carly ganhou o apelido de mulher mais poderosa do mundo dos negócios. Quando a HP tomou conhecimento de seu sucesso, em 1999, tratou imediatamente de contratá-la, tornando-se assim a primeira mulher a assumir a liderança em uma empresa da Fortune 100 (ranking que contém as 100 melhores empresas para se trabalhar).(BIO, 2015).
Em maio deste ano, Carly voltou a ganhar destaque na mídia ao anunciar que disputará uma vaga republicana à presidência dos Estados Unidos. Em entrevista a ABC, ela se considera a melhor pessoa para ocupar a presidência pois entende como funciona a economia. Ela disputará a vaga com a democrata Hillary Clinton e o Senador Bernie Sanders, além de outros dois candidatos republicanos, Ben Carson e Mike Huckabee. (BIO, 2015; EXAME, 2015).


Bibliografia:


BIO. Carly Fiorina Biography. 2015. Disponível em: <Bibliografia I>. Acesso em: 09 Mai. 2015.


EXAME.COM. Carly Fiorina disputa vaga republicana à presidência dos EUA. 2015. Disponível em: <Bibliografia II>. Acesso em: 09 Mai. 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário